APRTF

Desde sua formação a APRTF promove seminários, workshops e cursos sobre temas de interesse dos associados, objetivando maior intercâmbio científico com profissionais de reconhecida experiência no Brasil e no exterior. Também tem ampliado sua atuação na área social desenvolvendo projetos significativos, como a Clínica Social, o projeto Tecendo Redes e os projetos Olhando para o Idoso, Cuidando do Cuidador e o Projeto Família Melhor.

No ano de 2005 foi o início do desenvolvimento de projetos sociais no contexto social e comunitário, com o objetivo de levar a população em vulnerabilidade social ações de caráter preventivo e proativo para o enfrentamento das adversidades. Priorizando as práticas que favorecem a autonomia, auto eficácia, e o fortalecimento dos vínculos familiares e das relações comunitárias.

O Projeto da Clínica Social oferece a possibilidade de acesso a processo terapêutico, para famílias e casais, dentro de valores compatíveis com sua renda familiar. Este serviço é realizado por profissionais qualificados, com formação em terapia familiar sistêmica, associados da APRTF. São atendidas mais de 200 famílias por ano.

OBJETIVOS
  • Congregar profissionais da área da saúde e profissões afins, que trabalhem ou tenham interesse na área de família, casais e comunidade.
  • Contribuir para o aprimoramento científico e técnico destes profissionais, incentivando o estudo, pesquisa e intercâmbio das atividades com família, casais e comunidades.
  • Desenvolver projetos sociais voltados para famílias e comunidades em vulnerabilidade social, através de parcerias com órgãos públicos e privados, privilegiando a formação e fortalecimento de redes sociais.
ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar
CDC – Conselho Deliberativo Científico

A ABRATEF é composta pela Assembleia Geral, pela Diretoria Executiva da ABRATEF, pelo CDC e pelo Conselho Fiscal. O CDC tem como objetivo a manutenção das diretrizes organizadoras e protetoras da ABRATEF. E para isso as Associações Regionais, através de seus associados, se representam com a eleição dos conselheiros como seus porta-vozes.

O CDC elabora o plano de trabalho e as diretrizes da Diretoria Executiva da ABRATEF, com o referendo e/ou aprovação da Assembleia, e delibera questões de acordo com o seu Regimento Interno. O CDC executa seu trabalho e se organiza em comissões permanentes e especiais, distribuídas entre o corpo de conselheiros.

FUNÇÕES DO CDC

O Coordenador e o Secretário do CDC são eleitos na reunião que ocorre no Congresso pelos conselheiros eleitos e pelos conselheiros do biênio anterior;

O Coordenador do CDC organiza as comissões permanentes e especiais para atender os objetivos do biênio em exercício da ABRATEF;

O secretário do CDC assessora o coordenador e facilita a comunicação entre os conselheiros. Durante as reuniões elabora a ata, organiza a documentação, as procurações e as justificativas de faltas.

Os Conselheiros trazem suas questões e repassam os temas discutidos, as atas e as medidas aprovadas às Associações Regionais, para o acompanhamento dos respectivos associados.

É essa comunicação que legitima a função do conselheiro e do próprio CDC.

DOCUMENTOS

 

Quarta Alteração Consolidada do Estatuto da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE TERAPIA FAMILIAR

 

Certificado de Registro de Entidade e Inscrição de Programa de Atendimento à Pessoa Idosa – CMDPI

 

CRP Certificado de Registro de Pessoa Jurídica.